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quinta-feira, 29 de março de 2012

Questões comentadas - Modificadores, Tipos textuais e Texto argumentativo

As questões a seguir foram comentadas pela tutora Carolina, do Polo de Nova Iguaçu.

à Modificadores (P. 94 e 95)

(Uerj / 2004 – 1º Exame de Qualificação)

Infelizmente, devo dizer que sim.

O advérbio infelizmente, na resposta do entrevistado, exprime um ponto de vista ou julgamento a respeito dos fatos relatados. A alternativa cujo elemento sublinhado desempenha essa mesma função é:

(a) “ se sentiu vítima de algum tipo de marginalização (...)?”
(b) “que pertencem ao mesmo partido político etc. e que se apóiam mutuamente.”
(c) “Mas, verdade seja dita, trata-se de uma hostilidade”
(d) “e continua apoiando as reformas que instituí em minha gestão.”

Gabarito comentado: (C)
É comum que determinados elementos linguísticos no texto, independente da classe gramatical, exprimam alguma opinião ou sentimento. No texto ficou claro que a palavra “infelizmente” expressa o sentimento que o autor tem com relação à discriminação dos americanos com os imigrantes, principalmente os latino-americanos. Nas alternativas da questão, o único elemento linguístico que expressa alguma opinião ou sentimento é em “verdade seja dita”, que representa o ponto de vista do enunciador com relação à discriminação, que para ele representa a hostilidade dos que estavam acostumados ao poder e não se conformavam em perdê-lo. As outras alternativas trazem elementos com outras funções, mas que não expressam nenhuma opinião ou sentimento.

(Uerj/2010 – Exame de Qualificação)

Claro, ao abrirmos a possibilidade que vida extraterrestre inteligente exista

No fragmento acima, o vocábulo “claro” projeta uma opinião do autor do texto sobre o que vai ser dito em seguida. Outro exemplo em que a palavra ou expressão sublinhada cumpre função semelhante é:

(A) Desde então, ideias sobre a pluralidade dos mundos têm ocupado
(B) Por mais de 40 anos, cientistas vasculham os céus.
(C) Infelizmente, até agora nada foi encontrado.
(D) Nesse caso, quão diferentes seriam dos deuses

Gabarito comentado: (C)
Modalizadores são palavras ou expressões que projetam um ponto de vista do enunciador acerca do que está sendo enunciado, revelando diferentes intenções comunicativas. Com o uso de "infelizmente", por exemplo, fica clara a expectativa do autor de que fosse encontrado sinal de vida extraterrena, assim como a frustração dessa expectativa, já que afirma em seguida que “até agora nada foi encontrado”. Nas outras alternativas, os elementos linguísticos não trazem um ponto de vista em relação ao que vai ser dito em seguida, como o vocábulo “claro”, que demonstra a opinião do autor sobre o fato de, em caso de existência de seres extraterrestres, eles serem mais inteligentes que nós, e do vocábulo “infelizmente”.

à Tipos textuais (P. 13 e 14)

(Uerj/2009 – Exame de Qualificação)

O texto combina subjetividade e argumentação. Essa combinação é confirmada pela presença de:

(A) relato pessoal e defesa de ponto de vista
(B) referência clássica e citação do passado
(C) ênfase na atualidade e reflexão sobre o tema
(D) afirmação generalizante e comparação de idéias

Gabarito comentado: (A)

A subjetividade do texto se percebe pelo relato pessoal da experiência de leitura do autor, que desde a infância gostava dos super-heróis dos quadrinhos. Seu depoimento reforça a defesa do ponto de vista de que os super-heróis são reflexos do sofrimento da humanidade, como a dor, a exclusão, a sobrevivência e etc.

(Enem / 2010) Considerando as ideias desenvolvidas pelo autor, conclui-se que o texto tem a finalidade de

(A) descrever e fornecer orientações sobre a síndrome da compulsão alimentícia.
(B) narrar a vida das pessoas que têm o transtorno do comer compulsivo.
(C) aconselhar as pessoas obesas a perder peso com métodos simples.
(D) expor de forma geral o transtorno compulsivo por alimentação.
(E) encaminhar as pessoas para a mudança de hábitos alimentícios.

Gabarito comentado: (D)

Podemos perceber neste texto que o objetivo maior é a transmissão de informações sobre o transtorno de comer compulsivo, não sendo colocada a opinião ou ponto de vista do enunciador. O que temos é uma exposição sobre a doença, por exemplo, como se manifesta e o perfil de pessoas que a têm.


à Textos Argumentativos (P. 25)


(Enem / 2010) Com base nos argumentos do autor, o texto aponta para

(A) uma denúncia de quadrilhas que se organizam em torno do narcotráfico.
(B) a constatação que o narcotráfico restringe-se aos centros urbanos.
(C) a informação de que as políticas sociais compensatórias eliminarão a atividade criminosa a longo prazo.
(D) o convencimento do leitor de que para haver a superação do problema do narcotráfico é preciso aumentar a ação policial.
(E) uma exposição numérica realizada com o fim de mostrar que o negócio do narcotráfico é vantajoso e sem riscos.

Gabarito comentado: (D)

O texto da Folha de São Paulo aponta para os altos salários no mundo do tráfico, de modo que as políticas sociais compensatórias não são satisfatórias e não adiantam, o que eliminaria a alternativa (C). O ponto de vista do autor, porém, é explicitado no quarto parágrafo, quando afirma que “a única maneira de reduzir a atração exercida pelo tráfico é a repressão, que aumenta os riscos para os que escolhem esse caminho”. O autor utiliza os argumentos anteriores para nos convencer de que é preciso aumentar a ação policial e não os programas sociais.

(Enem/2011) A discussão sobre “o fim do livro de papel” com a chegada da mídia eletrônica me lembra a discussão idêntica sobre a obsolescência do folheto de cordel. Os folhetos talvez não existam mais daqui a 100 ou 200 anos, mas, mesmo que isso aconteça, os poemas de Leandro Gomes de Barros ou Manuel Camilo dos Santos continuarão sendo publicados e lidos — em CD-ROM, em livro eletrônico, em “chips quânticos“, sei lá o quê. O texto é uma espécie de alma imortal, capaz de reencarnar em corpos variados: página impressa, livro em Braille, folheto, “coffee-table book“, cópia manuscrita, arquivo PDF... Qualquer texto pode se reencarnar nesses (e em outros) formatos, não importa se é Moby Dick ou Viagem a São Saruê, se é Macbeth ou O livro de piadas de Casseta & Planeta.

TAVARES, B. Disponível em: http://jornaldaparaiba.globo.com.

Ao refletir sobre a possível extinção do livro impresso e o surgimento de outros suportes em via eletrônica, o cronista manifesta seu ponto de vista, defendendo que

(A) o cordel é um dos gêneros textuais, por exemplo, que será extinto com o avanço da tecnologia.
(B) o livro impresso permanecerá como objeto cultural veiculador de impressões e de valores culturais.
(C) o surgimento da mídia eletrônica decretou o fim do prazer de se ler textos em livros e suportes impressos.
(D) os textos continuarão vivos e passíveis de reprodução em novas tecnologias, mesmo que os livros desapareçam.
(E) os livros impressos desaparecerão e, com eles, a possibilidade de se ler obras literárias dos mais diversos gêneros.

Gabarito comentado: (D)

O texto aponta para o fato de o texto ser imortal, independente de seu suporte. A discussão gira em torno não do surgimento e desaparecimento dos gêneros, mas da capacidade dos textos de permanecerem vivos, independente do suporte. A única alternativa que aponta para esse sentido é a (D).

(Enem/2011) O tema da velhice foi objeto de estudo de brilhantes filósofos ao longo dos tempos. Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cícero: A Arte do Envelhecimento. Cícero nota, primeiramente, que todas as idades têm seus encantos e suas dificuldades. E depois aponta para um paradoxo da humanidade. Todos sonhamos ter uma vida longa, o que significa viver muitos anos. Quando realizamos a meta, em vez de celebrar o feito, nos atiramos a um estado de melancolia e amargura. Ler as palavras de Cícero sobre envelhecimento pode ajudar a aceitar melhor a passagem do tempo.
NOGUEIRA, P. Saúde & Bem-Estar Antienvelhecimento. Época. 28 abr. 2008.

O autor discute problemas relacionados ao envelhecimento, apresentando argumentos que levam a inferir que seu objetivo é

(A) esclarecer que a velhice é inevitável.
(B) contar fatos sobre a arte de envelhecer.
(C) defender a ideia de que a velhice é desagradável.
(D) influenciar o leitor para que lute contra o envelhecimento.
(E) mostrar às pessoas que é possível aceitar, sem angústia, o envelhecimento.

Gabarito comentado: (E)

O pequeno texto discorre sobre a visão de Cícero sobre o envelhecimento, de modo que é a visão também do autor do texto. Ao mostrar o paradoxo apresentado por Cícero, de que queremos viver muitos anos e, quando chegamos lá, ficamos lamentando a velhice, o autor nos leva à reflexão sobre a aceitação do envelhecimento. A única alternativa que aponta para este sentido é a (E).

Resumão da aula 03: O Texto Argumentativo

Na aula 03, sobre o Texto Argumentativo, começamos com uma breve revisão acerca de sua FINALIDADE, palavrinha-chave para a identificação de um tipo textual (cf. resumão da aula 02). Já havíamos aprendido que a finalidade de um texto dissertativo argumentativo é basicamente defender um ponto de vista. Seguimos a aula falando dos dois elementos básicos do texto dissertativo argumentativo: a TESE e o ARGUMENTO. Lembrando que a tese é o ponto de vista a ser defendido, e o argumento, a fundamentação/justificativa da tese. Veja se você entendeu!

 
Exemplo

(1) Se o governo autorizar as alterações propostas para o Código Florestal ampliará o desflorestamento e estará assinando a sua própria sentença letal (TESE), já que não haverá aumento de produção (ARGUMENTO 1), os empréstimos rurais não serão pagos (ARGUMENTO 2), não haverá água para a agricultura (ARGUMENTO 3),o clima será afetado (ARGUMENTO 4),o equilíbrio hídrico será prejudicado (ARGUMENTO 5) e o aquecimento global será maior (ARGUMENTO 6), comprometendo os esforços que buscam reverter a acelerada degradação ambiental (ARGUMENTO 7). (Sobre a rformulação do Código Florestal, em http://comentarios.folha.com.br/)


Além da tese e do argumento, é possível encontrar em um texto dissertativo argumentativo outro elemento: a CONTRATESE. Bem, não seria difícil entender o que é a contratese, né?! Pois então...A contratese é qualquer ponto de vista contrário ao da tese. Confira!

Exemplo

(2) Muitos acreditam que as Olimpíadas de 2016 serão benéficas para o Rio de Janeiro (CONTRATESE). Mas isso é uma ilusão: elas serão desastrosas para a cidade (TESE). Afinal, o governo irá gastar rios de dinheiro (ARGUMENTO 1) e, para piorar, o evento não trará melhorias efetivas para a vida do carioca (ARGUMENTO 2).

ATENÇÃO!

Como foi falado em aula, a teoria do texto argumentativo é muito cobrada nas questões da UERJ. Portanto, seguiremos com esse assunto nas próximas duas aulas. Não deixe de conferir as questões comentadas, que já estão postadas no blog!












quarta-feira, 28 de março de 2012

Questões comentadas - O Texto Argumentativo

Questões comentadas retiradas de http://www.revista.vestibular.uerj.br
Questões referentes ao texto "Juventude e Participação", que não está na apostila, mas pode ser encontrado na página da UERJ (provas e gabaritos anteriores - 1º Exame de Qualificação/2009)
(UERJ/2009 – 1º Exame de Qualificação)
A argumentação do autor se pauta pela cautela, combatendo principalmente os discursos que fazem generalizações apressadas.
A frase do texto que melhor comprova essa afirmativa está indicada em:
(A) "Os que avaliam como baixa a participação política da juventude atual não podem afirmar que seja diferente da participação política das outras faixas." (l. 8-11)
(B) "O comportamento juvenil expressa as tendências gerais da sociedade como um todo." (l. 37-38)
(C) "A grande diferença está nos meios de que dispõem os jovens para desenvolver sua consciência crítica ou para manifestar sua postura política." (l. 39-41)
(D) "Atualmente, os jovens têm acesso aos meios de comunicação que permitem ampliar a velocidade e a abrangência da transmissão de idéias, o que oferece facilidades nunca antes disponíveis para a expressão política da juventude." (l. 43-47)

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto
Item do programa: Estrutura da argumentação
Subitem do programa: A opinião e o fato
Objetivo: Discriminar pontos de vista em texto argumentativo.
Comentário da questão:
Um procedimento discursivo comum, nos textos argumentativos, é o de construir a opinião a partir do confronto com opiniões opostas. O texto combate generalizações apressadas acerca do tema da participação política dos jovens;  por isso mesmo, o autor tece seus argumentos com cautela. No trecho entre as linhas 8 e 11, observa-se o diálogo com a seguinte opinião: "a participação política da juventude atual é baixa". O autor combate essa opinião, alegando, com sentido crítico, a necessidade de que seja revista essa avaliação ou esse discurso.
Percentual de acertos: 58,65%                       
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

(UERJ/2009 – 1º Exame de Qualificação)
O início do primeiro parágrafo (l. 1-2) expõe um eixo em que se apoiará a construção do texto.
Esse eixo pode ser definido como:
(A) uma evidência da tese
(B) uma opinião polêmica
(C) um método de raciocínio
(D) um testemunho autorizado

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto
Item do programa: Estrutura da argumentação
Subitem do programa: Método dedutivo
Objetivo: Explicar estrutura argumentativa.
Comentário da questão:
"Toda avaliação é feita a partir de uma comparação" é a hipótese em que o autor se pauta para construir sua argumentação. Ao longo de todo o texto, observa-se o uso desse método de raciocínio - comparar para avaliar - como eixo que sustenta as opiniões defendidas.
Percentual de acertos: 62,32%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

(UERJ/2009 – 1º Exame de Qualificação)
Os textos que defendem uma opinião possuem diversos mecanismos para garantir sua eficácia ou poder de convencimento.
Pode-se dizer que a estrutura geral do texto contribui para sua eficácia argumentativa porque:
(A) detalha e comenta certos aspectos encontrados em outros textos
(B) analisa e critica a opinião apresentada ao final pelo próprio autor
(C) descreve e exemplifica um fenômeno definido como objeto de análise
(D) pressupõe e desconstrói algumas opiniões cristalizadas na sociedade

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto
Item do programa: Objetivos discursivos
Subitem do programa: Defender opinião
Objetivo: Descrever mecanismo de produção de eficácia argumentativa.
Comentário da questão:
A leitura panorâmica do texto é fundamental para que se compreenda menos o que ele diz e mais como o diz. Dentre vários mecanismos que garantem eficácia argumentativa e poder de convencimento, observa-se neste texto, em particular, que o autor pressupõe alguns preconceitos correntes sobre o tema e os desconstrói, fortalecendo, dessa maneira, a sua opinião. Um exemplo de opinião corrente descartada é a de que a juventude atual é mais alienada do que a de épocas passadas.     
Percentual de acertos: 51,40%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)


Questões referentes ao texto “Herói na contemporaneidade” (p. 30, módulo 01)

(UERJ/2009 – 2º Exame de Qualificação)
A argumentação se estrutura por meio de diferentes mecanismos discursivos.
No quarto parágrafo (linhas 24 a 30), o mecanismo empregado consiste na apresentação de:

(A) opinião apoiada em exemplos
(B) alegação partilhada por muitos
(C) construção caracterizada como dialética
(D) definição baseada em elementos válidos

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto
Item do programa: Estrutura da argumentação
Subitem do programa: A opinião e o fato
Objetivo: Identificar mecanismo discursivo em argumentação.
Comentário da questão:
Para defender uma opinião, não basta explicitá-la ou reiterá-la, é preciso sustentá-la. A opinião explicitada no início do 4º parágrafo - "Toda boa história de super-herói é uma história de exclusão social" - é sustentada a seguir por exemplos de super-heróis excluídos socialmente.

Percentual de acertos: 73,74%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)

(UERJ/2009 – 2º Exame de Qualificação)
A utilização de testemunhos autorizados, como o de Fellini, é uma conhecida estratégia retórica.
O uso dessa estratégia produz, no texto, o efeito de:
(A) oposição entre estilos diversificados
(B) exemplificação de opiniões variadas
(C) delimitação de um contraponto temporal
(D) confirmação dos posicionamentos do autor

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto
Item do programa: Objetivos discursivos
Subitem do programa: Informar ou defender opinião
Objetivo: Explicar uso de recurso argumentativo.
Comentário da questão:
A utilização de testemunhos autorizados tem normalmente o objetivo de reforçar e confirmar as posições do autor. No caso, o testemunho de Fellini, considerando o criador da editora Marvel como o Homero dos quadrinhos, representa um elogio da leitura dos super-heróis destacada positivamente pelo autor.

Percentual de acertos: 71,38%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)

Questão referente ao texto “Herói na contemporaneidade” (p. 36, módulo 01)
(UERJ/2009 – 2º Exame de Qualificação)
O método dedutivo organiza-se a partir de premissas gerais que são confirmadas por premissas particulares para se chegar a uma conclusão.
A frase do texto que evidencia uma premissa geral é:
(A) "Quando eu era criança, passava todo o tempo desenhando super-heróis." (l. 1-2)
(B) "Todo super-herói deve atravessar alguma via crucis." (l. 9)
(C) "São todos símbolos da solidão, da sobrevivência e da abnegação humana." (l. 29-30)
(D) "Não houve nenhuma literatura que tenha me marcado mais do que essas histórias em quadrinhos." (l. 47-48)

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto
Item do programa: Estrutura da argumentação
Subitem do programa: Método dedutivo
Objetivo: Exemplificar elemento de configuração do método dedutivo.
Comentário da questão:
Quando se argumenta do geral para o particular, ou seja, dedutivamente, parte-se de uma premissa geral para a qual se procura estabelecer comprovação ou sustentação em premissas particulares. A premissa geral consiste numa proposição que serve de base a um raciocínio, devendo ser, portanto, o mais globalizante possível, a ponto de se poder reduzi-la à fórmula "todo x é y". No texto, ao enunciar que "Todo super-herói deve atravessar alguma via crucis", o autor expressa uma generalização desse tipo.

Percentual de acertos: 45,90%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

quinta-feira, 22 de março de 2012

Resumão da aula 02: Tipos Textuais

Na aula 02, sobre Tipos Textuais, vimos que para identificar um tipo textual precisamos pensar em sua FINALIDADE: Descrever? Narrar? Expor? Argumentar? Orientar? A partir da finalidade do texto, podemos identificar o seu tipo. Também é importante lembrar que os textos costumam apresentar sequências pertencentes a diferentes tipos. Veja, a seguir, a sistematização da aula!

Tipos Textuais

(1) Descrição - apresentar características;
(2) Narração - contar uma história (real ou fictícia);
(3) Dissertação expositiva - transmitir informações;
(4) Dissertação argumentativa - defender um ponto de vista; e
(5) Injunção - instruir, orientar.

Exemplos

(1)
"Ótimo apartamento amplo, precisando de pequena reforma, no segundo andar, somente à vista, próximo à praia, tem escritura de posse feito pela associação de moradores, av. Jarbas de Carvalho pela praia, a 5 minutos,ambiente familiar, valor real está em torno agora de 70 mil." http://www.bomnegocio.com

(2)
"Senadores e deputados fizeram nesta quarta (21) uma sessão especial pelo Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi reconhecida em novembro do ano passado pela Organização das Nações Unidas (ONU) após iniciativa do governo brasileiro. A sessão especial foi de iniciativa do deputado Romário (PSB-RJ) e do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), ambos pais de crianças com a síndrome (...)" http://g1.globo.com


(3)
"A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas." http://www.rio20.gov.br/

(4)

"(...) Como consequência, todos os anos nós jogamos milhões e milhões de adolescentes despreparados no mercado de trabalho, sem qualquer perspectiva de ascensão social e econômica. Isso não lhe causa indignação? Essas estatísticas refletem décadas -ou melhor, centenas de anos- de descaso com a educação. Nós, brasileiros, políticos e sociedade civil, simplesmente não priorizamos a educação. Com isso, impedimos que o país melhore a sua desigualdade social, reduza a violência ou mesmo consiga sustentar uma taxa de crescimento mais estável (...)" http://www.forumeja.org.br/to/node/275

(5)

Modo de Preparo
  1. Coloque em uma panela funda o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó;
  2. Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau;
  3. Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela;
  4. Deixe esfriar bem, então unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado. http://tudogostoso.uol.com.br/receita/114-brigadeiro.html
Agora tente identificar sequências pertencentes a diferentes tipos textuais nos exemplos dados!

domingo, 18 de março de 2012

Questões comentadas - Tipos Textuais

Questão 02, p. 13 (Módulo 1)

Retirado de http://www.revista.vestibular.uerj.br

(UERJ/2009 – 2º Exame de Qualificação) O texto combina subjetividade e argumentação.
Essa combinação é confirmada pela presença de:
(A) relato pessoal e defesa de ponto de vista
(B) referência clássica e citação do passado
(C) ênfase na atualidade e reflexão sobre o tema
(D) afirmação generalizante e comparação de idéias

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto
Item do programa: Modos de organização discursiva
Subitem do programa: Narração e argumentação
Objetivo: Discriminar modos de organização discursiva em um mesmo texto.
Comentário da questão:
A subjetividade do texto se percebe pelo relato pessoal da experiência de leitura do autor, gostando desde a infância dos super-heróis dos quadrinhos. Seu depoimento reforça a defesa do ponto de vista a favor da importância dos super-heróis enquanto símbolos da solidão, da sobrevivência e da abnegação.

Percentual de acertos: 57,92%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

Questão 01, p. 15 (Módulo 1)
(ENEM/2002) Gabarito: A
Em uma narração, tipo textual cuja finalidade é basicamente contar uma história (real ou fictícia), a história pode ser narrada/relatada por um narrador personagem, isto é, que participa da história, ou por um narrador observador, que não participa da história. No primeiro caso, a história é narrada em 1ª pessoa e, no segundo, em 3ª pessoa. Neste texto, conforme salientado no próprio enunciado da questão, a história é narrada em 3ª pessoa, de maneira que os acontecimentos são apresentados da perspectiva de Miguilim, o que significa dizer que o narrador tem este personagem como referência, inclusive ESPACIAL.  A questão pede que você assinale a opção em que esteja evidente o fato de Miguilim ser a referência espacial da história. Perceba que no primeiro parágrafo há dois advérbios marcando espaços contrários: lá x cá. marca o espaço de um homem vindo a cavalo, e , o espaço junto a Miguilim (ou seja, onde está Miguilim).  Repare também que, se o homem está vindo, isso necessariamente aponta para algum sentido; sentido, este, que tem como referência Miguilim. Portanto, o gabarito é letra A.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Questões comentadas - Modificadores

Questões comentadas retiradas de http://www.revista.vestibular.uerj.br
As mesmas questões se encontram na página 95 do livro (Módulo I)
(UERJ/2012 – 1º Exame de Qualificação) As palavras classificadas como advérbios agregam noções diversas aos termos a que se ligam na frase, demarcando posições, relativizando ou reforçando sentidos, por exemplo.
O advérbio destacado é empregado para relativizar o sentido da palavra a que se refere em:
(A) utilizá-las em história presumivelmente verdadeira? (l. 8-9)
(B) Certamente me irão fazer falta, (l. 17)
(C) Afirmarei que sejam absolutamente exatas? (l. 25)
(D) desenterrarmos pacientemente as condições que a determinaram. (l. 36-37)

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Estrutura e Sentido do Texto
Item do programa: Enunciação e relações dêiticas
Subitem do programa: O ponto de vista do narrador
Objetivo: Reconhecer sentido pontual de emprego de advérbio no texto.
Comentário da questão:
Quando se diz que um advérbio pode relativizar o sentido do termo a que se liga, quer se dizer que o termo não pode ser tomado em sentido absoluto, mas apenas em sentido relativo a determinada circunstância. No caso, o advérbio "presumivelmente", em "utilizá-las em história presumivelmente verdadeira?", de fato relativiza o sentido do adjetivo "verdadeira": a história não é absolutamente verdadeira, mas verdadeira apenas em relação ao que presume quem a conta, isto é, de que deve ser verdadeira.
Percentual de acertos: 45,84%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

(UERJ/2010 – 1º Exame de Qualificação) Se são eles que vêm até aqui, não há dúvida de que são muito mais desenvolvidos do que nós (l. 16)
O vocábulo que melhor representa o sentido da expressão sublinhada é:
(A) certamente
(B) provavelmente
(C) prioritariamente
(D) fundamentalmente

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Estrutura e Sentido do Texto
Item do programa: Objetivos discursivos
Subitem do programa: Informar opinião
Objetivo: Identificar sentido estabelecido por recurso a serviço da defesa de uma opinião.
Comentário da questão:
A expressão grifada tem por objetivo apresentar uma conclusão inequívoca do autor para a condição enunciada anteriormente, e o vocábulo que melhor expressa esse sentido pretendido é "certamente".
Percentual de acertos: 91,30%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)

(UERJ/2010 – 1º Exame de Qualificação) Claro, ao abrirmos a possibilidade de que vida extraterrestre inteligente exista, (l. 22)
No fragmento acima, o vocábulo claro projeta uma opinião do autor do texto sobre o que vai ser dito em seguida.
Outro exemplo em que a palavra ou expressão sublinhada cumpre função semelhante é:
(A) Desde então, ideias sobre a pluralidade dos mundos têm ocupado (l. 4)
(B) Por mais de 40 anos, cientistas vasculham os céus (l. 28)
(C) Infelizmente, até agora nada foi encontrado. (l. 29)
(D) Nesse caso, quão diferentes seriam dos deuses (l. 38)

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Elementos da Argumentação
Item do programa: Recursos argumentativos
Subitem do programa: Modalização
Objetivo: Discriminar emprego de modalizador na construção de sentido pontual no texto.
Comentário da questão:
Modalizadores são palavras ou expressões que projetam um ponto de vista do enunciador acerca do que está sendo enunciado, revelando diferentes intenções comunicativas. Com o uso de "infelizmente", por exemplo, fica clara a expectativa do autor de que fosse encontrado sinal de vida extraterrena, assim como a frustração dessa expectativa.
Percentual de acertos: 63,36%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

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