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quarta-feira, 28 de março de 2012

Questões comentadas - O Texto Argumentativo

Questões comentadas retiradas de http://www.revista.vestibular.uerj.br
Questões referentes ao texto "Juventude e Participação", que não está na apostila, mas pode ser encontrado na página da UERJ (provas e gabaritos anteriores - 1º Exame de Qualificação/2009)
(UERJ/2009 – 1º Exame de Qualificação)
A argumentação do autor se pauta pela cautela, combatendo principalmente os discursos que fazem generalizações apressadas.
A frase do texto que melhor comprova essa afirmativa está indicada em:
(A) "Os que avaliam como baixa a participação política da juventude atual não podem afirmar que seja diferente da participação política das outras faixas." (l. 8-11)
(B) "O comportamento juvenil expressa as tendências gerais da sociedade como um todo." (l. 37-38)
(C) "A grande diferença está nos meios de que dispõem os jovens para desenvolver sua consciência crítica ou para manifestar sua postura política." (l. 39-41)
(D) "Atualmente, os jovens têm acesso aos meios de comunicação que permitem ampliar a velocidade e a abrangência da transmissão de idéias, o que oferece facilidades nunca antes disponíveis para a expressão política da juventude." (l. 43-47)

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto
Item do programa: Estrutura da argumentação
Subitem do programa: A opinião e o fato
Objetivo: Discriminar pontos de vista em texto argumentativo.
Comentário da questão:
Um procedimento discursivo comum, nos textos argumentativos, é o de construir a opinião a partir do confronto com opiniões opostas. O texto combate generalizações apressadas acerca do tema da participação política dos jovens;  por isso mesmo, o autor tece seus argumentos com cautela. No trecho entre as linhas 8 e 11, observa-se o diálogo com a seguinte opinião: "a participação política da juventude atual é baixa". O autor combate essa opinião, alegando, com sentido crítico, a necessidade de que seja revista essa avaliação ou esse discurso.
Percentual de acertos: 58,65%                       
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

(UERJ/2009 – 1º Exame de Qualificação)
O início do primeiro parágrafo (l. 1-2) expõe um eixo em que se apoiará a construção do texto.
Esse eixo pode ser definido como:
(A) uma evidência da tese
(B) uma opinião polêmica
(C) um método de raciocínio
(D) um testemunho autorizado

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto
Item do programa: Estrutura da argumentação
Subitem do programa: Método dedutivo
Objetivo: Explicar estrutura argumentativa.
Comentário da questão:
"Toda avaliação é feita a partir de uma comparação" é a hipótese em que o autor se pauta para construir sua argumentação. Ao longo de todo o texto, observa-se o uso desse método de raciocínio - comparar para avaliar - como eixo que sustenta as opiniões defendidas.
Percentual de acertos: 62,32%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

(UERJ/2009 – 1º Exame de Qualificação)
Os textos que defendem uma opinião possuem diversos mecanismos para garantir sua eficácia ou poder de convencimento.
Pode-se dizer que a estrutura geral do texto contribui para sua eficácia argumentativa porque:
(A) detalha e comenta certos aspectos encontrados em outros textos
(B) analisa e critica a opinião apresentada ao final pelo próprio autor
(C) descreve e exemplifica um fenômeno definido como objeto de análise
(D) pressupõe e desconstrói algumas opiniões cristalizadas na sociedade

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto
Item do programa: Objetivos discursivos
Subitem do programa: Defender opinião
Objetivo: Descrever mecanismo de produção de eficácia argumentativa.
Comentário da questão:
A leitura panorâmica do texto é fundamental para que se compreenda menos o que ele diz e mais como o diz. Dentre vários mecanismos que garantem eficácia argumentativa e poder de convencimento, observa-se neste texto, em particular, que o autor pressupõe alguns preconceitos correntes sobre o tema e os desconstrói, fortalecendo, dessa maneira, a sua opinião. Um exemplo de opinião corrente descartada é a de que a juventude atual é mais alienada do que a de épocas passadas.     
Percentual de acertos: 51,40%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)


Questões referentes ao texto “Herói na contemporaneidade” (p. 30, módulo 01)

(UERJ/2009 – 2º Exame de Qualificação)
A argumentação se estrutura por meio de diferentes mecanismos discursivos.
No quarto parágrafo (linhas 24 a 30), o mecanismo empregado consiste na apresentação de:

(A) opinião apoiada em exemplos
(B) alegação partilhada por muitos
(C) construção caracterizada como dialética
(D) definição baseada em elementos válidos

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto
Item do programa: Estrutura da argumentação
Subitem do programa: A opinião e o fato
Objetivo: Identificar mecanismo discursivo em argumentação.
Comentário da questão:
Para defender uma opinião, não basta explicitá-la ou reiterá-la, é preciso sustentá-la. A opinião explicitada no início do 4º parágrafo - "Toda boa história de super-herói é uma história de exclusão social" - é sustentada a seguir por exemplos de super-heróis excluídos socialmente.

Percentual de acertos: 73,74%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)

(UERJ/2009 – 2º Exame de Qualificação)
A utilização de testemunhos autorizados, como o de Fellini, é uma conhecida estratégia retórica.
O uso dessa estratégia produz, no texto, o efeito de:
(A) oposição entre estilos diversificados
(B) exemplificação de opiniões variadas
(C) delimitação de um contraponto temporal
(D) confirmação dos posicionamentos do autor

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto
Item do programa: Objetivos discursivos
Subitem do programa: Informar ou defender opinião
Objetivo: Explicar uso de recurso argumentativo.
Comentário da questão:
A utilização de testemunhos autorizados tem normalmente o objetivo de reforçar e confirmar as posições do autor. No caso, o testemunho de Fellini, considerando o criador da editora Marvel como o Homero dos quadrinhos, representa um elogio da leitura dos super-heróis destacada positivamente pelo autor.

Percentual de acertos: 71,38%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)

Questão referente ao texto “Herói na contemporaneidade” (p. 36, módulo 01)
(UERJ/2009 – 2º Exame de Qualificação)
O método dedutivo organiza-se a partir de premissas gerais que são confirmadas por premissas particulares para se chegar a uma conclusão.
A frase do texto que evidencia uma premissa geral é:
(A) "Quando eu era criança, passava todo o tempo desenhando super-heróis." (l. 1-2)
(B) "Todo super-herói deve atravessar alguma via crucis." (l. 9)
(C) "São todos símbolos da solidão, da sobrevivência e da abnegação humana." (l. 29-30)
(D) "Não houve nenhuma literatura que tenha me marcado mais do que essas histórias em quadrinhos." (l. 47-48)

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Estudo do Texto
Item do programa: Estrutura da argumentação
Subitem do programa: Método dedutivo
Objetivo: Exemplificar elemento de configuração do método dedutivo.
Comentário da questão:
Quando se argumenta do geral para o particular, ou seja, dedutivamente, parte-se de uma premissa geral para a qual se procura estabelecer comprovação ou sustentação em premissas particulares. A premissa geral consiste numa proposição que serve de base a um raciocínio, devendo ser, portanto, o mais globalizante possível, a ponto de se poder reduzi-la à fórmula "todo x é y". No texto, ao enunciar que "Todo super-herói deve atravessar alguma via crucis", o autor expressa uma generalização desse tipo.

Percentual de acertos: 45,90%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

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